Nos dias 15 a 17 de março aconteceu o TL – Treinamentos de Líderes do Movimento CJC (Comunidade de Jovens Cristãos) em Recife, Pernambuco, sediado pela comunidade CJC Basílica, conta
Deu-se início a programação da sexta-feira com a acolhida e o credenciamento. Na abertura estiveram presentes o Pe. Marcos Antonio – Orientador Geral, Irmão Messias – Delegado da Pastoral Juvenil e o Pe. Francisco Inácio – Inspetor Salesiano; compartilharam a alegria de estaremem meio à juventude CJC, que neste ano dedica-se em vivenciar o “sonho dos nove anos” de Dom Bosco. Em seguida, num vídeo relatou-se um pouco da história do“sonho que faz sonhar” há tanto tempo: e como foi maravilhoso saber que os jovens CJC estão presentes nele. Ainda no vídeo, como foi bom contemplar todas as comunidades presentes no treinamento, manifestando toda gratidão por seus líderes. Concluindo as atividades do dia, Pe. Marcos dirigiu aos jovens uma mensagem de “Boa Noite”.
O sábado, segundo dia do treinamento, foi marcado por muitos momentos incríveis, iniciando com a Celebração Eucarística na Igreja de Nossa da Senhora da Soledade, presidida por Pe. Marcos Antonio, e café da manhã. Em seguida foi o momento por área, quando os Coordenadores Estaduais, Maria Eduarda e Wiliton Francisco, estiveramreunidos com seus respectivos líderes. Todos foram interrogados sobre um sonho já realizado e outro que ainda gostariam de realizar; a partilha dos sonhos e dificuldades enfrentadas pelas mesmas comunidades representadas foi de suma importância por proporcionar um sentimento de comunhão. À tarde, a proposta foi de formação específica com as oficinas: Coordenação, CJC Mirim, Tesouraria, Secretaria e eCom. O tema do treinamento “O sonho que faz sonhar. Um coração que transforma lobos em cordeiros” foi exposto por Renata Barbosa – Coordenadora Geral, fazendo refletir que cada sonho tem seu momento certo para ser compreendido e que compartilhá-lo tem o sabor mais doce que pode existir. À noite, o momento Mariano com o Santo Terço contou com a presença do Pe. João Carlos que rezou com a juventude. Em seguida foi a vez do “Curto Circuito”, momento interativo e dinâmico, fazendo divertir de forma alegre e saudável. Com o “Boa Noite”, Pe. Marcos fez um apelo para que os jovens rezassem pelas vocações e estivessem atentos ao chamado de Deus.
Domingo, último dia do treinamento, houve a Celebraçã
Resta dizer que foram dias incríveis, marcando profundamente cada comunitário
E é esse amor que nos faz sonhar a mais de cinquenta anos, juntamente a Dom Bosco e Pe. Genário.
Por Thalyta Ingrid – Secretária Estadual
Equipe de Redação | Movimento CJC